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Barulho na direção ao virar o volante: razões e soluções

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Ouvir barulhos ao virar o volante poder ser um sinal de problemas na direção ou suspensão do veículo. Estes ruídos podem variar entre estalos, rangidos ou até chiados, indicando desgaste nas peças, falta de lubrificação ou outras falhas mecânicas. Compreender as causas e agir rapidamente é essencial para garantir a segurança e evitar reparações mais dispendiosas. Descubra as principais razões e soluções neste artigo.

Barulho ao virar o volante: motivos

Barulho ao virar o volante

Entre os motivos mais comuns para ouvir barulhos ao virar o volante temos:

  • Juntas homocinéticas desgastadas: estas provocam estalos, especialmente em curvas acentuadas.
  • Ponteiras de direção com folga: geram ruídos metálicos ao virar o volante.
  • Rolamentos de roda danificados: causam sons contínuos ou vibrações, exigindo a substituição imediata por rolamentos de roda novos.
  • Falta de lubrificação: provoca um ranger ao virar a direção.
  • Pivôs ou buchas desgastados: produzem barulhos devido a folgas excessivas.
  • Cremalheira de direção desgastada: pode causar ruídos ao rodar o volante.
  • Pressão incorreta nos pneus do seu carro: pode originar sons estranhos ao virar.
  • Amortecedores ou molas em mau estado: provocam ruídos em curvas e manobras.
  • Barras estabilizadoras soltas: resultam em estalos ao movimentar o volante.
  • Problemas na bomba hidráulica ou no fluido de direção: pode causar barulho na direção hidráulica ao girar o volante.

Barulho nas rodas dianteiras ao curvar

O barulho nas rodas dianteiras ao curvar é um sinal comum de problemas mecânicos no sistema de direção ou suspensão. Entre as causas mais frequentes estão juntas homocinéticas desgastadas, que geram estalos, ou rolamentos de roda danificados, que produzem um ruído contínuo. Folgas em componentes como pivôs ou buchas também podem causar barulhos metálicos. Além disso, falta de lubrificação em peças móveis ou amortecedores em mau estado pode contribuir para ruídos durante as curvas. Identificar e corrigir o problema é essencial para evitar danos maiores e garantir a segurança do veículo.

O automóvel range ao passar por lombas e virar

Quando um automóvel range ao passar por lombas ou ao virar, é provável que existam problemas na suspensão ou na direção. Componentes como buchas de borracha, molas, amortecedores, ou rótulas de suspensão do carro podem estar desgastados, ou com falta de lubrificação, gerando os rangidos. Além disso, folgas em peças como barras estabilizadoras ou terminais de direção podem intensificar o problema.

Barulho ao virar o volante parado: motivos

Barulhos ao virar o volante com o veículo parado podem indicar problemas no sistema de direção ou em componentes adjacentes. Em sistemas de direção hidráulica, o chiado pode ser causado pelo baixo nível ou qualidade inadequada do fluido. Recomendamos que utilize sempre apenas fluido de direção de alta qualidade. Estalos podem indicar desgaste em terminais de direção, juntas homocinéticas ou pivôs. Já rangidos sugerem falta de lubrificação em peças como buchas ou componentes da suspensão. Folgas na cremalheira de direção ou problemas na bomba hidráulica também podem ser responsáveis. Identificar o motivo é essencial para evitar danos e garantir uma direção segura.

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