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Falhas da bobina de ignição

  • Danos mecânicos da bobina de ignição;
  • Desgaste da peça;
  • Superaquecimento da bobina de ignição;
  • Desgaste do terminal de bobina de ignição;
  • Rutura do enrolamento da bobina.

Sintomas de falhas da bobina de ignição

  • Entra no ciclo do motor;
  • Diminuição da potência máxima do veículo;
  • As falhas de motor ocorrem mais frequentemente com um nível elevado de humidade na atmosfera;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Indicador no painel de instrumentos «Verificar motor».

Causas de falhas da bobina de ignição

  • Uso de velas de ignição de baixa qualidade;
  • Superaquecimento do motor;
  • Exposição a altas temperaturas, poeira e sujidade;
  • Avaria no isolamento da bobina a uma tensão superior a 35 000 V;
  • Vibração das bobinas e folga de fixações;
  • Sobrecarga do circuito elétrico.

Diagnósticos

É impossível identificar a bobina de ignição com avaria sem equipamentos especiais. Independentemente, pode estimar a aparência da bobina: se a carcaça tem traços de oxidação, pequenos furos ou manchas pretas, a bobina está danificada.

Se houver um menor sinal de falha, verifique o item numa estação de serviço. Use um ohmímetro ou um multímetro para medir a resistência dos enrolamentos da bobina primária e secundária. A resistência do enrolamento primário deve estar no intervalo de 0,5-2 ohm. O valor de resistência do enrolamento secundário deve estar no intervalo de 6000-15 000 ohms. Para determinar com precisão a falha é necessário descobrir os valores exatos das normas na documentação técnica do veículo.

A vida útil da bobina de ignição é de 60-80 000 000 quilómetros. O diagnóstico do sistema é recomendado depois de 30.000 km ou a cada seis meses.

Reparação e substituição de bobinas de ignição

A bobina de ignição não pode ser reparada. A entrada de oxigénio na carroçaria danifica sempre o sistema, portanto, mesmo pequenos desvios no desempenho da peça apenas exigem que a substitua.

Um dos principais fatores do funcionamento normal da peça é corrigir a instalação elétrica. Substituir a bobina não leva muito tempo, mas se não tem o conhecimento necessário, consulte uma oficina de serviço.

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FAQ: Questoes mais frequentes
Como sei se uma bobina de ignição está avariada?

Os sinais comuns de avaria são:

  • Fumo negro e um odor a combustível forte vindo do tubo de escape;
  • Um aumento do consumo de combustível;
  • Arranque difícil do motor e funcionamento instável;
  • Vibração ao ralenti ou estagnação do motor;
  • Perda de potência do motor;
  • A luz de aviso “Verificar motor” está acesa no painel de instrumentos.
Como posso testar a bobina de ignição por mim próprio?

Para este trabalho precisar de luvas de borracha, alicate, um conjunto de chaves de caixa e de chaves em estrela, e um ohmímetro ou um multímetro. Todas as ferramentas devem ter pegas isoladas.

Instruções para verificar o componente:

  1. Inspeção visual: a peça não deve ter danos mecânicos, como manchas negras ou fissuras brancas. O odor a queimado também indica que há um problema.
  2. Meça a resistência. Desligue o motor e deixe-o arrefecer antes de testar. Depois:
  • Desconecte os cabos.
  • Desaperte os fixadores.
  • Retire o componente.
  • Meça a resistência da bobinagem primária e secundária. Para isto, ligue as sondas do multímetro aos contactos do componente.
  • Compare as leituras com as especificadas no manual do proprietário do seu veículo. Normalmente, a resistência deve ser de 0,7–1,7 ohms na bobinagem primária e de 7,5–10,5 kiloohms na secundária.
Como é instalada uma nova bobina de ignição

Podem ser encontradas instruções precisas na documentação técnica do seu veículo. Um esboço geral do procedimento seria da seguinte forma: 

  1. Desligue o motor e deixe-o arrefecer.
  2. Desconecte o terminal negativo da bateria.
  3. Marque os cabos e desconecte-os da peça avariada.
  4. Desaperte os fixadores e retire a peça avariada.
  5. Limpe a sujidade e os resíduos do local de montagem.
  6. Utilize um limpador de contactos elétricos no conector da bobina de ignição.
  7. Instale o componente novo e aperte os fixadores.
  8. Ligue os cabos à bobina de ignição na polaridade correta.
  9. Ligue o terminal negativo da bateria.
  10. Ligue o motor para verificar que o componente funciona corretamente.