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BOMBA CENTRAL DOS TRAVÕES

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Falhas do cilindro mestre do travão
  • Pistão gripado;
  • Dilatação dos vedantes;
  • Danos na tampa da válvula de ventilação do tanque;
  • Dilatação das mangueiras flexíveis;
  • Quebra de tensão entre a vedação interior e o pistão;
  • Bloqueio das portas de compensação;
  • Danos para a vedação num dos circuitos;
  • Fugas de líquido do reservatório para as articulações.
Sintomas das falhas no cilindro mestre
  • Impossibilidade do movimento do pedal do travão para todo o curso;
  • Derrapagem durante a travagem;
  • Curso muito mole do pedal do travão;
  • Fraca travagem;
  • Pedal do travão excessivamente rígido;
  • Barulho, apito ou guincho durante a travagem;
  • Aumento da distância de travagem.
Causas da avaria do cilindro mestre
  • Uso de fluido do travão de baixa qualidade;
  • Incorreto ajuste do pedal;
  • Aperto insuficiente do vedante do pistão interno;
  • Instalação de mangueiras abaixo do padrão;
  • Danos mecânicos;
  • Pavimento de estrada de qualidade inferior.
Diagnósticos

Em primeiro lugar, prestar atenção às leituras dos indicadores de controlo no painel. O indicador apropriado irá alertá-lo sobre o mau funcionamento do sistema de travagem. O primeiro passo é uma verificação à estrutura do cilindro mestre. É importante detetar os lugares de fugas do fluido do travão, que podem ser tanto em conexões de tubos como em saídas de circuito. Não se esqueça de identificar os danos mecânicos. O próximo passo é a medida da pressão nos circuitos. Para esse efeito, use o medidor que tem de ser conectado aos orifícios nesses dispositivos. Agora precisa de comparar as figuras com os valores fornecidos pelo fabricante. Considerando que, somente num suporte especial pode determinar se o cilindro mestre do travão está corretamente selado.

Reparação e substituição do cilindro mestre do travão

Para realizar a substituição, terá que executar algumas etapas:

  • Desativar a voltagem da bateria;
  • Remover a guarnição acústica do compartimento de motor (desapertar os parafusos e soltar os grampos);
  • Desconectar a ficha com os fios do sensor que indica o nível de fluido do travão;
  • Soltar os quatro parafusos que seguram os tubos do travão;
  • Remover os pinos do cilindro mestre (não se esqueça de verter todo o líquido no novo cilindro);
  • Montar um novo reservatório com buchas no elemento novo;
  • Instalar o cilindro mestre.

Certifique-se de verificar a exatidão do desempenho do pedal do travão após a substituição. Se o pedal está muito "mole", deve sangrar o sistema de travão.

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