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O colector de escape pertence ao sistema de escape e serve para colectar e expulsar os gases de escape da cabeça do motor. O colector de escape agrupa as várias saídas dos cilindros do motor, que ligam ao escapamento, para eliminar os gases resultantes da explosão. É necessário evitar a situação em que os fluxos de gases de escape interferam uns com os outros. Isto é conseguido alterando a ordem de funcionamento dos cilindros do motor. Geralmente, os diferentes fluxos de gases de escape são separados e unem-se uns aos outros mais tarde. Em seguida, eles são enviados para o tubo de escape.

Os colectores de escape são feitos de ferro fundido e aço. O colector de ferro fundido é resistente a temperaturas mais altas, mas o colector de aço é muito mais leve. Nos automóveis modernos são usados os dois tipos de colector. Geralmente, os colectores de escape desgastam-se. No decurso do tempo, as temperaturas elevadas e a corrosão provocam fendas e buracos. Os pequenos buracos podem ser soldados. Caso haja um dano grave, a sua substituição é necessária. É muito fácil de desmontar o colector de escape antigo. Primeiro, você precisa remover a tampa da chapa metálica. Em seguida, desaperte as porcas no colector de escape.

A instalação das autopeças requer uma certa experiência. Como o colector de escape está localizado perto do bloco de motor, tem de ser polido. Só um especialista pode cumprir esta tarefa, porque são necessárias um elevado grau de precisão e ferramentas especiais. Em qualquer caso, após a instalação, verifique a sua estanqueidade. Na nossa loja online, você pode comprar rolamentos, pinça de travão, pontas de eixo, servo-freio, foles, catalisador, secador de ar e muitas outras peças sobressalentes para o seu automóvel. A compra das peças sobressalentes através da Internet é muito fácil e barato.

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Falhas do coletor
  • Corrosão;
  • Danos mecânicos e deformação do coletor;
  • Desgaste normal;
  • Deformação dos pinos do coletor.
Sintomas de falhas do coletor
  • Estranhos barulhos no motor;
  • Gases de escape sob o capô;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • As leituras da sonda lambda;
  • Cheiro de escape no habitáculo.
Causas de falhas do coletor
  • Despressurização do coletor;
  • Mudanças súbitas da temperatura da peça;
  • Vibração e a falta de articulação flexível;
  • Danos ou desgaste dos vedantes;
  • Danos nas fixações do coletor.
Diagnósticos

Para avaliar o estado do coletor de escape é necessário desmontá-lo. Primeiro, a geometria da peça é verificada, bem como a presença de avarias mecânicas. A seguir, o aperto dos parafusos. É necessário garantir a integridade do sistema para evitar a fuga dos gases de escape. Para um diagnóstico mais detalhado da peça é verificada no suporte e são executados diagnósticos de computador.

A vida útil do coletor de ferro fundido é cerca de 3 anos. Ao mesmo tempo os coletores de aço inoxidável sem danos mecânicos podem trabalhar regularmente até aos 7 anos, porque não corroem.

Reparação e substituição do coletor

Avarias e danos menores podem ser resolvidos sem ter que instalar uma nova peça. Os furos pequenos podem ser soldados utilizando uma máquina de solda. Neste caso, as peças de aço inoxidável perdem algumas das suas propriedades e tornam-se mais frágeis. A trituração é utilizada para restaurar a forma original da peça. Este tipo de manutenção preventiva permite estender a vida útil da peça. Se ocorrer corrosão, só é requerida a substituição do coletor.

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