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Mau funcionamento do sistema de direção
- Desgaste da articulação da direção;
- Falha na direção assistida;
- Despressurização da direção;
- Entupimento da unidade e contaminação;
- Funcionamento incorreto do par de transmissão;
- Desgaste do rolamento do eixo de direção.
Sintomas da falha do sistema da direção
- Ruído anormal (assobiar e bater) no mecanismo da condução;
- Movimento do volante demasiado apertado ou livre;
- Falta ou lento retorno das rodas à sua posição original quando solta o volante;
- Volante da direção em jogo livre;
- Rotação aleatória da roda no arranque do motor;
- Mudança na posição das rodas ao conduzir;
- Duros empurrões no volante e forte recuo durante a condução;
- Fugas do líquido de funcionamento;
- Vibração do volante.
Causas do mau funcionamento do sistema da direção
- Não cumprimento das regras de funcionamento;
- Superfície de estrada de má qualidade;
- Estilo de condução agressivo;
- Folga da barra de direção;
- Danos mecânicos na barra de direção;
- Condição desgastada e excesso de vida útil das peças individuais;
- Fuga de líquidos do sistema de direção hidráulica;
- lubrificação insuficiente do sistema;
- Correia de transmissão gasta ou partida;
- Falta de equilíbrio;
- Uso de líquidos e componentes de baixa qualidade;
- Pressão excessiva dos pneus e fator de desgaste.
Diagnósticos
O diagnóstico inicial é realizado por inspeção visual e a avaliação da sua própria sensação do desempenho do sistema de direção. Usando um dinamómetro precisa medir o nível de esforço necessário para girar o volante. Um valor maior do que 1,5 N indica uma avaria da direção hidráulica. Além disso, a peça da direção não deve exceder 10 graus ou 35-40 centímetros. As fugas de líquido da direção hidráulica podem ser determinadas pela condensação formada à superfície da direção hidráulica. Também precisa verificar o estado dos vedantes e juntas e a tensão da correia da bomba. O diagnóstico profundo de todo o sistema precisa de ser feito numa oficina de serviço. A análise do sistema de direção deve ser feito pelo menos uma vez a cada seis meses ou após 50 000-70 000 quilómetros.
Reparação e substituição dos componentes do sistema de direção
É altamente recomendável substituir os elementos com defeito do sistema. No entanto, isto não se aplica à remoção de falhas entre as peças, apenas pode levantar a fixação até ao nível exigido. O aumento de folga nos rolamentos pode ser removido usando pastilhas especiais. A substituição de componentes do sistema de direção tem que ser feito por profissionais, porque requer o trabalho de várias pessoas, experiência e habilidades de reparação e equipamentos especiais. Esta é uma tarefa demorada e de muita responsabilidade.