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JUNTAS / RETENTORES

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Falhas das juntas do motor
  • a destruição da junta do cabeçote de cilindro;
  • dano ou deformação da junta;
  • normal desgaste;
  • deslocamento da peça
Sintomas de falha das juntas do motor
  • vestígios de fuligem sobre a junta;
  • manchas de óleo do motor;
  • fugas de líquido de arrefecimento;
  • formação de espuma branca no óleo do motor (instala-se na vareta);
  • cor branca ou azulada dos gases do escape.
Causas de avarias das juntas do motor
  • baixo índice de octanas do combustível;
  • uso de baixa qualidade de combustíveis e lubrificantes;
  • falha das velas de ignição;
  • deformação dos pistões do motor;
  • motor com superaquecimento;
  • incorreto ajuste do motor;
  • incorreta instalação da junta;
  • desigual combustão da mistura de combustível;
  • falha do mecanismo de arrefecimento do sistema;
  • danos para o elemento de vedação;
  • incorreto aparafusamento da cabeça do cilindro.
Diagnósticos

Para avaliar o estado da junta do motor, desconecte a cabeça do cilindro. Qualquer fissura, danos na camada de selagem ou a deformação da peça são devido a erros do combustível ou sistemas de arrefecimento do motor.

Em caso de dano na junta do cabeçote de cilindro, um diagnóstico do combustível e sistemas de arrefecimento do motor também é feito.

A vida útil da junta do motor é diretamente dependente das caraterísticas do uso do sistema. Com a manutenção oportuna e cuidados usuais para todos os sistemas do motor, pode durar mais de 200.000 quilómetros.

Substituir a junta do cabeçote de cilindro

A junta do motor não pode ser reparada porque é um item consumível.

Para substituir a junta, desconecte a cabeça de cilindro. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as ranhuras do parafuso. O melhor procedimento para o desenrolamento dos parafusos é descrito na documentação técnica do veículo. Muitas vezes precisam de ser desaparafusados por 0,5-1 de volume, a partir do meio.

A força da correia dos parafusos está claramente definida. O processo é realizado em três etapas. No primeiro todos os parafusos, a partir do meio devem ser apertados para forçar 19-21 Nm. Na segunda fase é necessário apertar todos os parafusos a 90°. Na terceira, aperte-os até 100°. Assim, o aperto do parafuso recomenda-se fazer com uma chave dinamométrica. É importante lembrar que a aplicação de força excessiva pode deformar a junta, e o insuficiente do aperto dos parafusos não garante a integridade do sistema.

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