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Auto Pastilhas de travão traseira e dianteiro

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Substituir uma peças auto Pastilhas de travão - uma danificada ou se o limite de utilização já foi alcançado. Encontre informações úteis sobre Pastilhas de travão

Avarias das pastilhas de travão
  • Desgaste excessivo ou danos para as pastilhas;
  • Fissuras na superfície de fricção da pastilha;
  • Riscos profundos e micro plaquetas nas guarnições;
  • Desgaste desigual nas pastilhas de travão;
  • Deformação da peça.
Sintomas de falha das pastilhas de travão
  • Deterioração significativa no desempenho de travagem;
  • Aumento da distância de travagem;
  • Chocalhar, assobiar ou ranger durante a travagem;
  • Violação do trajeto do veículo durante a travagem;
  • Oscilações ou vibrações durante a travagem;
  • Instável funcionamento dos travões;
  • Aparecimento de borda saliente fora do material de fricção da pastilha.
Causas de avarias das pastilhas de travão
  • Desgaste do disco de travão;
  • Aumento de folga entre a sapata do travão e o tambor;
  • Objetos estranhos ou sujidade que entram nas guarnições de fricção;
  • Óleo entra na superfície da pastilha;
  • Estilo de condução agressivo;
  • O uso de componentes e consumíveis de baixa qualidade;
  • Falha dos cilindros de travão;
  • Instalação incorreta das pastilhas de travão;
  • Instalação de peças do tipo impróprias.
Diagnósticos

Para um diagnóstico DIY é necessário medir a espessura e analisar a condição estrutural das pastilhas de travão. A espessura mínima permitida da guarnição do travão é 2 mm. A superfície da pastilha deve ser lisa, sem cortes ou rachas. Além disso, o seu desgaste deve ser uniforme.

Também pode analisar o processo de travagem. Acelerar o veículo a uma velocidade de 60-80 km/h numa estrada plana e seca e pará-lo. Em condições normais, a distância de travagem deve ser a mesma. A ausência de rangidos ou assobios nos travões também é um bom sinal.

Uma inspeção completa das pastilhas de travão numa estação de serviço deve ser efetuada a cada 10 000-15 000 quilómetros.

Reparação e substituição das pastilhas de travão

A reparação das pastilhas de travão agora é irrelevante. Claro, a estação de serviço mecânica pode substituir as guarnições de fricção da pastilha, mas este tipo de trabalhos de reparação não serão muito mais baratos do que comprar e instalar uma nova peça. Além disso, as pastilhas recuperadas terão uma vida útil mais curta do que as novas.

A substituição das pastilhas de travão é um processo muito importante, por isso é altamente recomendável confiar aos profissionais. Não exceda os termos de funcionamento do mecanismo. É necessário substituir as pastilhas de travão depois dos 15 000-20 000 quilómetros.

Substituição do Pastilhas de travão - instruções, descrições e reparação

Seletor de Calços de travão para

FAQ: Questoes mais frequentes
Qual é a durabilidade das pastilhas de travão? Devem ser substituídas como um conjunto e quantas contém um conjunto? 

A vida útil depende dos seguintes fatores:

  • Materiais e tecnologia de produção. Assim, as peças de cerâmica duram muito mais do que as orgânicas.
  • Peso do veículo. As peças instaladas em carros compactos retêm a sua operacionalidade bastante mais tempo do que aquelas em veículos SUV pesados.
  • Estilo e capacidades do condutor. A falta de capacidade de travagem do motor e o uso frequente do pedal do travão provocam um desgaste prematuro das peças. Particularmente, um estilo de condução desportivo pode reduzir a sua vida útil em até 50%.
  • Estado dos discos de travão. Desgaste desigual, sulcos e manchas de corrosão na sua superfície tem um efeito negativo na vida útil das pastilhas.
  • Lado de montagem. Os componentes no eixo dianteiro são capazes de funcionar corretamente durante 25 000 – 40 000 quilómetros, e os do eixo traseiro até 60 000 quilómetros.

Segundo as normas internacionais, os componentes num eixo devem ser substituídos juntamente, e serem não só da mesma marca como do mesmo lote. Isto significa que deve comprá-los como um conjunto. Por norma, contém 4 peças, isto é 2 para cada roda de um eixo.

Como sei se as minhas pastilhas de travão necessitam de ser trocadas?

A necessidade de troca é indicada por indicadores de desgaste mecânicos ou eletrónicos. O acionamento do primeiro tipo é acompanhado de um ruído de chiar e o segundo com uma luz de aviso no painel de instrumentos. Adicionalmente, deve verificar a condição dos componentes quando ocorrer uma das seguintes situações:

  • perda de eficiência na travagem;
  • descida do nível do líquido dos travões;
  • oscilar do volante a baixa velocidade;
  • surgimento de poeira e raspas de metal nos elementos do mecanismo.

O indicador mais preciso do grau de desgaste é a grossura da guarnição de fricção. Esta pode ser medida utilizando um paquímetro e comparada ao valor especificado na documentação técnica fornecida pelo fabricante de automóveis.

Como devo substituir pastilhas de travão por conta própria?

O procedimento de substituição é bastante simples e não requer formação profissional ou ferramentas especializadas. Leia cuidadosamente o manual de manutenção do carro e veja tutoriais em vídeo de mecânicos experientes. Na maioria dos casos, o procedimento consiste nos seguintes passos:

  1. Abra o capô e desaperte a tampa do recipiente de líquido dos travões.
  2. Levanta o carro.
  3. Remova a roda.
  4. Desaperte os fixadores da pinça de travão.
  5. Afaste as pastilhas do disco.
  6. Remova a pinça do travão.
  7. Substitua as peças aos pares.
  8. Pressione o pistão da pinça de travão.
  9. Volte a montar na ordem inversa.
  10. Purgue o sistema pressionando o pedal do travão algumas vezes.
O que é que causa a emissão de sons intensos pelas pastilhas de travão?

As peças recentemente instaladas podem produzir algum ruído, se a abrasão do seu revestimento de fábrica ainda não tiver terminado. Adicionalmente, ruídos de chocalhar e de chiar podem ser causados por:

  • Instalação incorreta;
  • Baixa qualidade do componente de atrito;
  • Incompatibilidade dos materiais da pastilha e do disco;
  • A entrada de água, lama, areia ou pedras nos discos;
  • Sobreaquecimento dos travões;
  • Falta de lubrificante nos pinos guia da pinça de travão.