O que é necessário para instalar os pneus de verão para automóveis
Os pneus de verão para veículos de passageiros são utilizados à temperatura do ar diária média de +7 °C. Eles são caracterizados por uma elevada performance de aderência em estrada seca e molhada no tempo quente.
- Eles são resistentes ao calor e desgaste. Estas propriedades são fornecidas pela estrutura especial de borracha composta por borracha sólida, amido e elementos químicos de ligação especial.
- Eles fornecem elevada resistência à aquaplanagem. Os pneus de verão para carros têm um padrão de piso especial: com sulcos profundos longitudinais e pequenas cruzes.
- Eles garantem boa capacidade na estrada. Os pneus de verão são fornecidos com uma seção de ombro fechada e uma estria central integral.
- Eles poupam combustível. O consumo eficiente do combustível deve-se ao baixo nível de resistência durante a rodagem.
Como escolher os pneus de verão para veículos de passageiros
Aqui tem algumas dicas sobre a escolha dos pneus de verão para automóveis:
- Escolha o padrão do piso:
- Padrão simétrico não-direcional. Eles são os pneus mais multifuncionais e populares — as rodas com este tipo de pneus podem ser instaladas em qualquer carro. Eles são caracterizados por um desgaste e valor médio de resistência à aquaplanagem. Não há defeitos se conduzir dentro das regras de trânsito nas estradas públicas.
- Simétrico direcional. Tem a melhor resistência à aquaplanagem. É necessário instalar estes auto pneus tendo em consideração a direção de condução do carro. Marca especial de identificação – uma seta com a inscrição "Rotation/Rotação" – irá ajudá-lo. Defeitos:
- pequena redução da capacidade na estrada do carro a velocidades elevadas e em movimentos de mudança de direção;
- nível aumentado de ruído.
- Assimétrico não-direcional. A parede lateral exterior tem sulcos densos e rígidos — os amplos sulcos de drenagem da água. Assim sendo, ao mesmo tempo a estabilidade nos movimentos de mudança de direção aumenta e a resistência à aquaplanagem melhora. Na instalação do pneu é necessário considerar as marcas de identificação do “Inside/Interior” e “Outside/Exterior” da roda. A lateral com a inscrição “Inside” tem de ser virada para dentro e a “Outside” – para o lado externo.
- Assimétrico direcional. O lado exterior do pneu é composto por borracha mais densa que o interno. Esta característica permite distribuir igualmente a carga em toda a superfície do pneu. A marca de identificação na forma de uma seta com a inscrição “Rotation/Rotação” irá ajudar a instalar corretamente o pneu, tendo em consideração a direção de rotação da roda. As paredes laterais de um pneu têm uma marca de identificação que deve ser considerada durante a instalação dos auto pneus.
- Preste atenção à cor do pneu — ela tem de ser homogénea.
- Verifique se o pneu tem danos mecânicos e defeitos de produção.
- Verifique a data de produção do pneu. Como regra, o período de armazenamento está limitado a 5-6 anos, após este período não se recomenda que sejam operados, nem em pneus novos.
- Consulte os especialistas do apoio técnico da loja online autopecasonline24.pt. Eles fornecerão informação detalhada sobre uma ampla gama de pneus de verão para carros e irão ajudá-lo a tomar a escolha ideal tendo como base o rácio preço e qualidade.