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Falhas do sistema de ignição

  • Completa ausência de ignição;
  • Ausência de voltagem nas velas de ignição;
  • Nenhuma distribuição de corrente para a bobina de ignição;
  • Falhas no circuito elétrico:
    • Cabo partido;
    • Oxidação do contacto;
    • Lubrificação do contacto;
    • Sem conexão.

    Sinais de falha do sistema de ignição

    • Arranque do motor retardado;
    • Sons incomuns no arranque do motor ou em marcha lenta;
    • Perda de potência do motor;
    • Consumo de óleo excessivo;
    • Motor oscila em marcha lenta ou durante a condução.

    Causas de falhas do sistema de ignição

    • Sopro ou danos das velas de ignição;
    • Curto circuito do circuito elétrico;
    • Corrosão ou sopro de condutores;
    • Usar componentes de baixa qualidade;
    • Não cumprimento das regras de instalação e funcionamento das peças;
    • Ambiente de impacto agressivo (condições de clima e temperatura, sujidade e danos mecânicos);
    • Condução dinâmica e desportiva de veículo;
    • Frequentes arranques do motor e funcionamento em marcha lenta.

    Diagnósticos

    Deve executar uma inspeção de todos os componentes da ignição a cada 10 000–30 000 km de condução. Pode fazê-lo por conta própria, assim como numa oficina de serviço. As velas de ignição devem ser limpas, sem depósitos de fuligem ou entupimento. Usando o ohmímetro, precisa verificar a resistência do rotor. O seu nível normal é dentro de 0,9-1,1 kiloohm. Verifique também a alta voltagem da instalação elétrica e a condição de isolamento. Da mesma forma deve verificar o fio de fixação e conexão da bobina de ignição. Pode detetar uma vela de ignição com defeito por inspeção visual ou da sua desconexão sucessiva. Lembre-se que a inspeção do sistema de ignição deve ser realizada apenas com o mecanismo desligado.

    Reparação e substituição de peças do sistema de ignição

    Pode perfeitamente substituir os itens do sistema de ignição por si mesmo. As velas de ignição devem ser substituídas a cada 20 000 km de condução, mesmo se tiverem uma aparência limpa. Pode reparar os fragmentos e o descasque do isolamento da instalação elétrica, mas é melhor substituir a seção danificada. A melhor maneira de detetar e reparar falhas no sistema de alta tensão e baixa tensão é levar o carro a uma estação de serviço.

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