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Falhas da sonda lambda
  • Avarias mecânicas;
  • Sobrecarga térmica devido a falhas de ignição;
  • Separação de circuitos de conexão;
  • Encerramento;
  • Entupimento com produtos de combustão do combustível.
Sintomas de insuficiência da sonda lambda
  • Aumento das emissões de gases de escape;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Instabilidade em marcha lenta;
  • Redução na dinâmica do veículo;
  • Avaria do catalisador;
  • Carro com solavancos mesmo se o motor estiver aquecido
Causas de falhas da sonda lambda
  • Entrada de líquido de travão e anticongelante na peça;
  • Mau estado dos anéis de óleo;
  • Limpeza do compartimento da sonda lambda com substâncias quimicamente ativas;
  • Exposição à mistura de ar-combustível concentrado;
  • Compostos de maior concentração de chumbo no combustível;
  • Entupimento do filtro de combustível;
  • Fugas da sonda lambda do compartimento;
  • Entrada de ar ou gases de escape;
  • Fonte de alimentação imprópria ou interrompida, o que conduz à unidade de controlo principal;
  • Sobreaquecimento de elementos do sensor de oxigénio devido à má qualidade da mistura de combustível;
  • Estado de desgaste da peça.
Diagnósticos

A fim de diagnosticar o estado da sonda lambda, ligue o motor e aqueça-o. O nível de oxigénio residual nos gases de escape é exibido corretamente a 300-400 °C. Use o osciloscópio para avaliar a frequência e a forma de onda. O próximo passo é identificar os indicadores da peça de resistência do aquecedor à temperatura ambiente (a norma é de 2 a 14 ohms). Agora, verifique a voltagem do aquecedor com a ignição ligada (o indicador exigido é 10.5). Lembre-se que a inspeção da sonda lambda é necessária a cada 30 mil quilómetros.

Reparação e substituição da sonda lambda

O único tipo de trabalhos de reparação que é relevante para este item, é limpar o sensor da contaminação com produtos de combustão do combustível. Para remover o sensor de oxigénio, aquecê-lo a 50 °C. Para limpar os especialistas recomendam o uso de ácido fosfórico. Mergulhe o item por 15-20 minutos em ácido e, em seguida, enxague com água limpa. Secar o item, verificar o fio e, em seguida, certifique-se de usar pasta de montagem. Ao mesmo tempo, certifique-se de que a pasta não toque no tubo de proteção da peça. O conector, através do qual o oxigénio é fornecido não deve ser processado. Se o processo de limpeza não deu os resultados esperados, há apenas a opção de substituição. Pode substituir a peça defeituosa por conta própria ou dirigir-se a especialistas.

Seletor de Sensor de oxigênio para

FAQ: Questoes mais frequentes
Onde são instalados as sondas lambda?

O local de montagem de sensor lambda de automóveis depende do tipo e da capacidade do motor e do design do sistema de escape. Normalmente, existem dois sensores em veículos com motor de cilindrada de até 2 litros: um superior e um inferior. O primeiro é montado antes do conversor catalítico e o último após este.

Por norma, os veículos com motores de mais de 2 litros estão equipados com 4 sensores de oxigénio: 2 na parte superior e 2 na parte inferior. A sua localização exata pode ser encontrada no manual de manutenção do veículo.

Quais são os sinais de avaria de uma sonda lambda?

Uma possível avaria é indicada por:

  • Um aumento do consumo de combustível;
  • Funcionamento irregular do motor em ralenti.
  • Perda de potência do motor;
  • Aceleração aos solavancos;
  • Sobreaquecimento regular do motor;
  • Resposta fraca do acelerador;
  • Fumo negro proveniente do tubo de escape.

Estas anomalias também podem indicar problemas com outras peças. Mecânicos profissionais podem diagnosticar a falha da sonda lambda com maior precisão.

Como posso verificar a sonda lambda por conta própria?

Quanto à sonda lambda na parte inferior, que é difícil de aceder, é melhor que seja verificada por mecânicos numa oficina. O sensor na parte superior pode ser testado através de um multímetro. Antes de começar o trabalho, leia o manual de reparação do seu veículo e veja tutoriais em vídeo de profissionais experientes. Pode ter de seguir estes passos:

  1. Aqueça o motor à sua temperatura de funcionamento e, depois, desligue-o.
  2. Abra o capô e encontre os terminais do aquecedor da sonda lambda.
  3. Ligue-lhes as sondas do multímetro e meça a tensão de entrada. O multímetro deve dar uma leitura de 12 V.
  4. Desconecte o conector do sensor e verifique a resistência do aquecedor. Deve estar na faixa de 2–10 ohms. Os valores precisos são especificados pelo fabricante de automóveis.
  5. Ligue a ignição e meça a voltagem de referência. Ligue o multímetro aos dois cabos de sinal. A ligação negativa do multímetro deve estar ligada ao chassi do carro. A voltagem deve ser de cerca de 0,45–0,5 V. Um desvio superior a 0,5 V indica uma avaria no circuito de sinal ou fraco contacto com o solo.
  6. Ligue as sondas do multímetro ao conector do sensor. Ligue o motor e aumente as suas rotações para 2500 RPM. Um sensor em bom funcionamento terá uma voltagem de 0,2–0,9 V. Se a amplitude da voltagem for demasiado baixa ou até não ocorrer, a peça terá de ser substituída.