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Falhas de eixo e de transmissão final

  • Desgaste ou danos mecânicos nos dentes da engrenagem do eixo do motor;
  • Desgaste do diferencial transversal;
  • Diferencial bloqueado;
  • Desgaste dos vedantes;
  • Danos mecânicos no eixo;
  • Corrosão ou oxidação de metais.

Sintomas de falhas de eixo e de transmissão final

  • Ruído na tração traseira durante a condução a altas velocidades;
  • Vibração por baixo durante a condução;
  • Fuga de óleo do diferencial;
  • Excessivo aquecimento da caixa de transmissão final;
  • Folga de tensão dos rolamentos;
  • Complicação dos movimentos dos pinos do eixo ao fazer uma curva;
  • Deformação visual ou deformação do eixo e zonas adjacentes.

Causas do eixo e falhas de transmissão final

  • Desgaste da engrenagem;
  • Baixa ou nenhuma lubrificação dos componentes do diferencial e do binário;
  • Entupimento ou desgaste dos vedantes;
  • Danos mecânicos devido a acidentes ou condução negligente;
  • Estilo de condução agressivo ou desportivo;
  • Frequente engate rude ou muito abrupto da embraiagem;
  • Desaperto e brechas dos suportes.

Diagnósticos

A avaliação do eixo, a movimentação do eixo e do diferencial pode ser feito sem necessidade de ferramentas especiais. Com um macaco, plataforma elevatória ou poço inspecionar todas as juntas de montagem, o seu estado e mobilidade. Verificar e monitorar constantemente o nível da massa lubrificante na unidade do eixo traseiro (em veículos com tração traseira) ou no eixo dianteiro e diferencial (para veículos com tração dianteira). No caso de manchas de óleo no eixo ou diferencial é necessário eliminar as falhas e restaurar o nível de óleo. Um diagnóstico completo do sistema é necessário a cada 50 000-75 000 quilómetros.

Reparação e substituição de eixos e transmissão final

Esta atividade é muito demorada e requer o trabalho de várias pessoas. É melhor ser feito numa estação de serviço. É importante lembrar que as engrenagens são substituídas apenas em pares, para não provocar o desgaste desigual dos componentes e a subsequente falha de todo o sistema. A substituição do diferencial requer certas habilidades e equipamento especial, por isso não é recomendado executar sozinho. A reparação do invólucro do diferencial exterior e a eliminação de falhas e fissuras também é melhor deixar para os profissionais. A substituição do eixo só é necessária quando tem danos visíveis e deformação. Caso isso não se verifique, a sua vida útil é ilimitada.

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