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Falhas nos travões

  • Trajeto com travagens excessivas;
  • Baixa eficiência de travagem;
  • Funcionamento incorreto do pedal do travão;
  • Perda de potência do pistão nos cilindros;
  • Entupimento ou obstrução de pistões e tubos;
  • Libertação parcial do travão em todas ou algumas das rodas;
  • Travagem parcial ou trepidação das rodas quando o pedal é solto.

Sinais de falha do travão

  • Muito fácil ou difícil o movimento do pedal do travão;
  • Barulhos de ruídos de raspagem ou rangidos durante a travagem;
  • Vibração do pedal do travão durante a travagem;
  • Reduzida ação de travagem;
  • Puxar para um lado, a travagem não é simultânea;
  • Veículos derrapam durante a travagem.

Causas de falha do travão

  • Fugas do líquido dos travões;
  • Usar peças ou componentes de baixa qualidade;
  • Excessivo desgaste ou danos das peças;
  • Sistema  de sobreaquecimento;
  • Condução desportiva dinâmica;
  • Perda de pressão no circuito de travagem;
  • Excesso de ar no sistema.

Diagnósticos

Pode executar uma inspeção superficial do sistema de travagem por conta própria. Primeiro verifique o nível de líquido dos travões. Manchas em torno das rodas em marcha lenta indicam fugas na tubagem e nas mangueiras. Além disso, o esforço do pedal com o funcionamento do motor deve ser menor do que com o desligar de um. As marcas de derrapagem em estrada difícil devem ser uniformes. Além disso, as marcas da retaguarda devem ser mais curtas do que as da frente. As pastilhas de travão não devem ser inferiores a 3 mm de espessura. Lembre-se também que o esforço severo do pedal não deve bloquear totalmente as rodas. Se tem quaisquer sinais de problemas no seu carro deve pedir ajuda a uma oficina de serviço para inspeção mais detalhada.

Reparação de travões e substituição

Todas os trabalhos de reparação do sistema de travões são recomendados para serem realizados em oficinas de serviço, porque a qualidade da reparação afeta a segurança da condução. Por conta própria pode apenas mudar ou adicionar o líquido dos travões, soltar o ar ou apertar os parafusos de fixação. O líquido dos travões deve ser mudado anualmente ou a cada 30 000 – cerca de 40 000 kms de condução. Se um dano mecânico ocorre ou fugas nas mangueiras dos travões, recomendamos a substituição imediata das peças ou unidades e a limpeza de todo o sistema. É estritamente proibido reparar o sistema de travões com meios improvisados e usar materiais ou elementos de qualidade inferior.

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