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Substituir uma peças auto Ventilador de Radiador - uma danificada ou se o limite de utilização já foi alcançado. Encontre informações úteis sobre Ventilador de Radiador

A ventoinha está situada logo atrás do radiador.A sua função é a de acelerar a passagem do ar e de apressar a troca de calor da água para o ar. É especialmente importante, quando o automóvel está parado no trânsito ou em movimento por muito tempo, porque a ausência do fluxo de ar deve ser compensada. Alguns automóveis com motor de alta potência, possuem duas ventoinhas. Fazendo parte do sistema de refrigeração, a ventoinha do radiador é uma das peças automóveis importantes. Conecta-se automaticamente quando for necessário. Se a temperatura do líquido de arrefecimento não é maior do que a temperatura exterior, a ventoinha não liga.

Uma ventoinha defeituosa conduz ao superaquecimento do motor. Em teoria, é fácil de detectar os danos da ventoinha. Mas na prática, você pode notar a quebra quando o líquido de refrigeração está demasiado quente. É por isso que um proprietário de carro experiente sempre observa os sensores de temperatura do sistema de refrigeração. Se achar que a ventoinha está quebrada, você pode verificar isso de uma forma simples. Se não houver nenhum ruído quando o ventilador está a trabalhar, mas o motor permanece muito quente, isso indica que existe uma avaria.

Na maioria dos casos, a ventoinha está situada num lugar pouco acessível. Assim, é difícil substituí-la. Primeiro de tudo, desligue a ventoinha da bateria do acumulador. Em seguida, você precisa desmontar a parte dianteira do automóvel. Para não gastar muito dinheiro, deve substituir completamente a ventoinha. Se você precisa de ventoinha do radiador, mas também de grelha do radiador, calços de travão, filtro de ar, compressor de ar condicionado, espelho retrovisor externo, luzes de marcha-atrás, acelerador ou outra peça sobressalente para o seu veículo, olha através do nosso catálogo online. Devido à função simples de pesquisa, você vai encontrar rapidamente todas as peças sobressalentes que você precisa para a manutenção e reparação do seu automóvel.

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Mau funcionamento do ventilador do sistema de arrefecimento do motor
  • danos mecânicos;
  • a falha da unidade de controlo de ventilador;
  • contacto elétrico aberto;
  • falha do relé descarregador.
Sintomas de falhas do ventilador do sistema de arrefecimento do motor
  • superaquecimento do motor;
  • redução da potência do motor em altas velocidades;
  • leituras do sensor do ventilador do radiador;
  • indicador de alarme «Verificar Motor» no painel.
Causas de mau funcionamento do ventilador do sistema de arrefecimento do motor
  • sobrecarga do motor do ventilador;
  • excessiva voltagem no sistema;
  • falha do fusível do sistema de arrefecimento;
  • falha do termostato;
  • curto-circuito ou neutralização do fio;
  • filtro de ar entupido;
  • a destruição da grelha;
  • entrada de poeira, sujidade ou objetos estranhos no sistema.
  • mau funcionamento no software do veículo;
  • falha do sensor do ventilador.
Diagnósticos

Primeiro, verifique o estado do ventilador. Deve estar conectado ao circuito com uma voltagem de 12 a 14 V. O mecanismo de trabalho ganha a velocidade máxima em 2 segundos.

Durante o funcionamento normal do mecanismo é verificada a instalação elétrica. Para fazer isso, conecte a voltagem numa extremidade do fio e teste-a num outro com um voltímetro.

Também é necessário analisar o sensor de temperatura do motor. A ventoinha de arrefecimento do sistema deverá ligar automaticamente depois do motor atingir uma temperatura de 92 °C. A segunda fase de operação começa depois da marca de 99-104 °C. Se o sistema não ligar com o ventilador em funcionamento, o sensor precisa ser substituído.

A substituição atempada do estado do filtro do ar grade e do radiador também afetam o funcionamento do ventilador.

O ventilador de arrefecimento não tem uma vida de serviço claramente definida. Com o uso cuidado do carro, pode executar bem a vida inteira do veículo.

Reparação e substituição da ventoinha de arrefecimento do sistema

O ventilador na maioria dos modelos dos carros é instalado na frente do radiador. A instalação elétrica é considerada o ponto mais vulnerável do sistema. Se necessário, é feita uma substituição completa do mesma.

No caso das lâminas e da obstrução do eixo, o sistema é desmontado, limpo e lubrificado. O relé destruído ou danificado e as pás do ventilador podem ser substituídas pelas mesmas peças de diâmetro. No entanto, em caso de danos mecânicos ou falha da unidade de controlo precisa de instalar uma nova peça e calibrar todo o sistema.

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