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Desmontar a válvula EGR: vantagens, desvantagens e legalidade

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A válvula de recirculação de gases de escape, também denominada por válvula EGR (do inglês Exhaust Gas Recirculation), é um componente importante de motores modernos. A sua principal função é recircular uma parte dos gases de escape às câmaras de combustão, visando uma redução da formação de óxidos de azoto (NOx) e o cumprimento das normas de emissões. Todavia, há algumas desvantagens associadas a este componente que podem levar alguns entusiastas de mecânica a considerarem a sua desmontagem.

É possível remover a válvula EGR?

Desmontar a válvula EGR

Sim, é possível anular a válvula EGR. No entanto, esta prática é ilegal. A remoção da válvula EGR é considerada uma modificação que implica emissões de componentes nocivos acima dos limites legais. Apesar disso, alguns proprietários optam por retirar a válvula para aumentar a potência do motor e evitar custos de manutenção, incorrendo ainda assim os riscos legais associados.

Como desmontar a válvula EGR?

Geralmente, a válvula EGR é desmontada para fins de limpeza ou reparação. O preço de uma válvula EGR nova depende do modelo de carro.

Desmontar a válvula por completo é ilegal porque modifica o sistema de emissões do veículo. O processo é demorado e pode envolver a desmontagem de uma série de componentes adjacentes à válvula, como, por exemplo, o coletor de admissão.

Desmontar a válvula EGR: vantagens e desvantagens

Eliminar a válvula EGR traz a vantagem de implicar um aumento da potência do motor. Isto deve-se ao facto de o gás de escape recirculado não ter tanto oxigénio como o ar ambiente e, como tal, ocorrer uma injeção menor de combustível nas câmaras de combustão. Se não for recirculado gás de escape, a quantidade de oxigénio e de combustível na mistura de ar-combustível são maiores, implicando um aumento de potência.

Além disso, evita-se tendencialmente a acumulação de depósitos de carbono que podem danificar outros componentes, como o filtro de partículas de carro.

No entanto, os depósitos acumulados neste filtro podem ser removidos de maneira descomplicada por meio de uso de um produto de limpeza para o filtro partículas.

Por outro lado, as desvantagens de uma remoção do componente são significativas. A principal é a ilegalidade da prática, que pode resultar em multas e na perda da garantia do veículo. Além disso, a remoção da válvula EGR aumenta a emissão de NOx, prejudicando o meio ambiente e podendo provocar problemas durante a inspeção técnica do veículo.

Adicionalmente, no caso de motores a gasolina, a desmontagem pode até provocar um aumento do consumo de combustível. Aqui a recirculação dos gases de escape é utilizada para reduzir o consumo específico de combustível em regime de carga parcial. A recirculação de gases de escape permite abrir mais a válvula de admissão, sendo mantida a potência do motor, mas ocorrendo uma redução das perdas de fluxo.

Como saber se a válvula EGR está a funcionar?

Para verificar o funcionamento da válvula EGR, convém ter em atenção os sintomas comuns de avaria: piora da resposta do motor durante a aceleração, aumento do consumo de combustível, falhas na aceleração e emissão de gases de escape escuros. Outro sinal claro é o despoletar da luz de verificação do motor no painel de instrumentos. Se algum destes sintomas ocorrer, é recomendável consultar um profissional para inspecionar e, se necessário, limpar ou substituir a válvula.

A válvula EGR desempenha, portanto, um papel relevante na redução das emissões e na eficiência do motor. Embora seja tecnicamente possível retirar este componente, as implicações legais e ambientais fazem com que esta não seja uma prática recomendada. Se suspeitar de problemas com a válvula EGR, a melhor abordagem é a manutenção adequada e a substituição por um componente novo.

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