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Os pneus carros mais vendidos
Componentes dos pneus para carros
Os pneus dos carros de passageiros são elementos do design das rodas. Eles são invólucros elásticos da borda da jante compostos por borracha sintética e fio. O seu objetivo é assegurar a aderência do pneu à estrada, garantir o manuseamento ideal do veículo e performance de aceleração e travagem. Para os carros de passageiros são usados principalmente pneus sem tubos.
Um pneu moderno é composto por:
- fio com têxteis ou camadas de fibra de vidro;
- corda de borracha;
- piso que contacta diretamente com a superfície da estrada;
- superfície que está firmemente adjacente à extremidade da jante;
- parede lateral, protegendo dos danos externos.
Tipos de pneus dos carros de passageiros
De acordo com o padrão do piso:
- Padrão simetricamente direcional. Eles são caracterizados por uma resistência melhorada perante a aquaplanagem. Eles são marcados com uma seta e marca de Rotação. Esta marca ajuda a colocar corretamente o pneu.
- Padrão simétrico não-direcional. Eles são universais e simples de instalar e operar.
- Padrão assimétrico não-direcional. Devido aos dois tipos de padrão de piso e diferentes taxas de paredes laterais, eles fornecem uma firme aderência com a estrada molhada e seca.
- Padrão simétrico unidirecional. Eles têm uma boa resistência à aquaplanagem e excelente manuseamento do carro, mas necessitam muita atenção aquando da instalação – tem de seguir o padrão, posicionando o guiador e o pneu do veículo.
Performance segundo a estação:
- Verão. Eles fornecem um nível máximo de aderência à estrada, desgaste e longo período de vida do piso e velocidade indexada.
- Inverno. Eles são mais macios que os pneus de verão para automóveis, assim sendo o pneu é protegido do congelamento e têm sulcos de piso adicionais.
- Todas as estações. É uma solução ideal para países com clima temperado, mas não fornecem uma performance excelente em condições específicas de estrada, tais como os pneus de verão têm nas estradas secas e os pneus de inverno – nas estradas com neve.
Segundo o tipo de construção:
- R — radial;
- D — diagonal;
- B — cintado.
Com ou sem tubo:
- Com tubo interior.
- Sem tubo. É o tipo mais popular de pneu hoje em dia.
Segundo o índice de velocidade:
A — até 40 km/h | L — até 120 km/h | H — até 210 km/h |
B — até 50 km/h | M — até 130 km/h | V — até 240 km/h |
C — até 60 km/h | N — até 140 km/h | W — até 270 km/h |
D — até 65 km/h | P — até 150 km/h | Y — até 300 km/h |
E — até 70 km/h | Q — até 160 km/h | VR — excedendo 210 km/h |
F — até 80 km/h | R — até 170 km/h | ZR — excedendo 240 km/h |
G — até 90 km/h | S — até 180 km/h | (W) — excedendo 270 km/h |
J — até 100 km/h | T — até 190 km/h | Z — excedendo 300 km/h |
K — até 110 km/h | U — até 200 km/h |
Índice de estabilidade da temperatura:
- A — nível máximo de estabilidade da temperatura. É uma característica específica dos pneus de verão.
- B — nível médio de estabilidade da temperatura. Os pneus para todas as estações são especificados com esta marca.
- C — nível mínimo de estabilidade da temperatura. É utilizado para os pneus de neve.
Como escolher os pneus para automóveis
Os fabricantes de pneus marcam frequentemente a sua produção com toda a informação necessária para a escolha e instalação dos pneus auto. Na parede lateral do pneu pode encontrar a seguinte informação:
- Fabricante, marca do pneu e o seu modelo. Eles são habitualmente marcados pela combinação das letras e números.
- Largura do pneu em mm, diâmetro da jante em polegadas e rácio altura-largura em percentagem. Ele tem a seguinte configuração: «195/65 R15».
- Índice de aderência à estrada molhada. É marcado como “Traction” (Tração) e A, B e C, onde A – é o índice máximo.
- Estabilidade da temperatura do pneu. É marcada como “Temperature” Temperatura e A, B ou C.
- Superfície da estrada. Por exemplo: M+S — para lama e neve, “Winter” (Inverno) — para performance no inverno, “Rain” (Chuva) — para performance na chuva, “Water” (Água) ou Aqua — para superfícies com uma grande quantidade de água.
- Parâmetros de carga e pressão.
- Índice de velocidade. É marcado por letras em latim de A a Z.
- Tipo de construção do pneu.
- Com ou sem tubo. É marcado com “Tube Type” (Tipo Tubo) ou “Tubeless” (Sem Tubo) respetivamente. Se não houver marca, o pneu tem um tubo interior.
- Estrutura do piso e da parede lateral.
- Indicador do desgaste do piso. É uma projeção dentro do piso. Ela fica visível quando são necessários novos auto pneus.
Os seguintes conselhos são úteis para qualquer motorista:
- Deixe-se guiar pelos parâmetros do pneu que já utilizou nesse veículo em concreto sem resultados negativos.
- Siga as recomendações do fabricante do seu carro.
- Peça a ajuda dos técnicos da oficina. Lembremos-lhe que é desejável visitar oficinas certificadas, que se especializam no serviço à sua marca.
Operação dos pneus dos veículos de passageiros
O ciclo médio de vida do pneu do carro encontra-se entre os 40-50 mil quilómetros de rodagem. Os seguintes conselhos irão ajudá-lo a prolongá-lo:
- Se não souber como substituir pneus automotivos, deixe que um mecânico profissional os instale. A instalação errada pode levar à explosão do pneu.
- Verifique a pressão de cada pneu do carro duas vezes por mês: para a verificação correta use o manómetro especial, mas não o incluído na bomba do carro.
- Teste a pressão com um pneu frio: aguarde durante três horas após ou antes de uma viagem.
- Controle o nível de pressão do pneu suplente — uma roda suplente não o deve deixar ficar mal.
- Verifique duas vezes por mês o piso do pneu para verificar se existem objetos estranhos que ficaram presos no interior.
- Tendo encontrado um desgaste irregular ou em forma de diamante, dirija-se de imediato a uma oficina para clarificar os motivos e a reparação.
- Tente evitar o deslizamento do carro num lugar, pois isto aquece muitíssimo os pneus e pode levar à sua deformação ou explosão.
Como definir que chegou a altura de mudar os pneus
Há várias abordagens para definir se necessita de novos pneus:
- A lei específica a profundidade mínima do piso em 1,6 mm.
- Os especialistas recomendam que substitua os pneus de verão e para todas as estações se a profundidade do piso for igual a 2 mm e os pneus de neve com uma profundidade de piso de 4 mm.
- Os fabricantes de pneus para carros utilizam marcas especiais – projeção especial no piso ou dígitos (TWI ou por vezes DSI) especificando o nível crítico de desgaste do pneu.
- Pequenas fendas na parede lateral do pneu demonstram o envelhecimento da borracha. As grandes fendas são um sinal crítico para substituir de imediato os pneus auto.
- O envelhecimento do pneu também pode ser determinado pela secagem e descamação da superfície do pneu.
- O som de assobio produzido pelos pneus nas manobras ao curvar também atestam o desgaste de um pneu.
- Preste atenção à data de validade do pneu especificada pelo produtor. Lembre-se que o valor médio é de 5-6 anos a partir da data de produção.
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