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Híbrido plug-In: o que é, qual a diferença para com os outros híbridos e quais são as vantagens

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Com a crescente preocupação com as alterações climáticas e o aumento da procura de alternativas de mobilidade mais ecológicas e sustentáveis, os carros híbridos têm ganho cada vez mais destaque. Neste artigo vamos abordar o que são estes veículos híbridos elétricos plug-in (PHEV), qual a diferença entre estes e os outros híbridos assim como as suas vantagens.

Híbrido plug-In: o que é

Diferença entre um híbrido e um híbrido plug-in

Um híbrido plug-in (PHEV, do inglês Plug-in Hybrid Electric Vehicle) é um veículo que combina um motor de combustão interna com um motor elétrico e uma bateria recarregável através de uma tomada. Este difere dos híbridos convencionais uma vez que permite conduzir distâncias curtas apenas com energia elétrica, sem recorrer ao tanque de combustível. Quando a bateria elétrica se esgota, o motor a combustão assume o controlo, permitindo viagens mais longas. Estes veículos destacam-se pela sua capacidade de carregamento diretamente na rede elétrica e são importantes para reduzir as emissões de CO₂, diminuir o consumo de combustível e servir como transição para veículos totalmente elétricos.

Híbrido plug-In: como funciona?

Um motor híbrido plug-in funciona combinando um motor de combustão interna com um motor elétrico e uma bateria de arranque carro recarregável. A bateria é carregada ao ligar o veículo a uma tomada elétrica. Em viagens curtas, o veículo usa principalmente energia elétrica, enquanto o motor de combustão entra em ação para distâncias mais longas ou quando a bateria está descarregada, garantindo flexibilidade, eficiência de combustível e menos emissões poluentes.

Diferença entre um híbrido e um híbrido plug-in

A principal diferença entre um híbrido e um híbrido plug-in está na forma como utilizam a eletricidade. Um híbrido convencional (HEV) combina um motor de combustão interna com um motor elétrico cuja bateria é recarregada principalmente através da regeneração de energia durante a travagem e o funcionamento do motor a combustão. Por outro lado, um híbrido plug-in (PHEV) tem uma bateria maior que pode ser carregada numa tomada elétrica através de cabos para carregar o carro, permitindo uma maior autonomia em modo elétrico. Esta capacidade de carregar externamente proporciona ao PHEV uma maior eficiência energética e menores emissões em viagens curtas.

Híbrido plug-In: tributação autónoma

Em Portugal, a tributação autónoma aplicada aos PHEV depende do valor de aquisição do veículo e do seu nível de emissões de CO₂. Para veículos híbridos plug-in, esta taxa pode ser reduzida, uma vez que emitem menos emissões poluentes comparativamente aos veículos convencionais. No entanto, para beneficiar de taxas mais baixas, o veículo deve cumprir certos requisitos, como ter uma autonomia mínima em modo elétrico de 50 km e um valor de CO₂ por quilómetro inferior a 50 gCO₂/km. Esta taxa pode variar entre os 2,5%, os 7,5% e os 15%, dependendo do valor de aquisição do veículo.

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