Catálogo online de auto Cardan
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Falhas do eixo da hélice
- Deformação e danos mecânicos no eixo;
- Destruição do suporte de suspensão;
- Reação da montagem transversal;
- Folga excessiva da junta homocinética do eixo da hélice;
- Cunha do propulsor da junta homocinética;
- Desgaste ou danos das juntas de divisão;
- Rolamentos do eixo da hélice com desgaste ou danificados.
Sintomas de falhas do eixo da hélice
- Fugas de óleo;
- Batidas e ruídos no acoplamento de transmissão;
- Vibração do veículo enquanto conduz;
- Ruído de fundo em aceleração;
- Mau engate de marcha.
Causas de falhas do eixo da hélice
- Folgas de fixações do eixo da hélice;
- Exceder a vida útil da peça;
- Instalação incorreta do eixo;
- Pavimento de estrada de má qualidade;
- Condução desportiva e frequente aceleração forte do veículo;
- Falta de ou quantidade insuficiente de lubrificante no sistema;
- Danos nos selos;
- Sujidade e corpos estranhos no sistema;
- Desequilíbrio do eixo da hélice;
- Desencontro de embraiagens e eixo.
Diagnósticos
Independentemente, pode avaliar a condição visual do item. Se houver danos visíveis nos componentes, precisa de pedir um diagnóstico mais completo numa oficina.
O diagnóstico do eixo da hélice deve ser efetuado a cada 40.000 quilómetros. Primeiro precisa de verificar o equilíbrio da junta universal e a quantidade de lubrificante. Ao usar um óleo de transmissão convencional precisa de reabastecer a sua quantidade a cada 10 000-15 000 quilómetros usando uma seringa especial.
A vida média de um eixo da hélice é de 300.000 quilómetros. No entanto, as condições da estrada e do estilo de condução podem reduzir extremamente a capacidade de funcionamento do eixo. Sem inspeção periódica uma hélice pode falhar após 120.000 quilómetros.
Reparação e substituição do eixo da hélice
Sem ferramentas especiais, o eixo da hélice não pode ser reparado ou substituído. A avaria mais comum é o desequilíbrio do eixo. O reequilíbrio é executado em cada inspeção periódica do eixo, porque uma posição incorreta no mecanismo do eixo pode ocasionar desgaste acelerado dos mecanismos relacionados.
É importante observar a colocação, porque a posição errada do eixo da hélice pode levar à sua deformação. A posição ideal dos ângulos de engrenagem do eixo da hélice é entre 0-20 Cº.
Substitua sempre o eixo da hélice após graves danos mecânicos, ou da expiração de vida útil de funcionamento. A peça deve ser substituída somente numa estação de serviço.
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