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Substituir uma peças auto Cardan - uma danificada ou se o limite de utilização já foi alcançado. Encontre informações úteis sobre Cardan

A árvore de transmissão permite às rodas não girar de qualquer forma, mas apenas no cubo de roda, com um funcionamento livre e de forma uniforme. O rolamento de roda é constituído por dois anéis, um interno e outro, externo. Geralmente, há três tipos de rolamento da roda mais difundidos: rolamentos radiais de esferas, rolamentos axiais de esferas e rolamentos de rolos cônicos. O rolamento da roda não suporta só o peso do veículo, mas também as forças do sistema de suspensão que actuam no eixo.

As árvores de transmissão estão constantemente sujeitas a cargas pesadas durante a condução do veículo e falham raramente de repente. Na maioria dos casos, o desgaste é provocado por defeitos. Um conductor com experiência conhece bem o seu veículo e pode facilmente compreender se algo está errado após os sons estranhos. Também, os rolamentos de roda desgastados fazem barulhos durante a condução, especialmente nas curvas: ao virar a direcção para a esquerda, ouve-se um barulho na roda direita ou vice-versa. Outra característica de um rolamento de roda desgastado é o movimento (vibrações) através da roda do veículo. Assim, você pode "sentir" o jogo da roda, quando você não pressiona os travões.

Caso haja desgaste, é necessário substituir a peça. Este trabalho deve ser feito só por professionais, porque requer um grande esforço e ferramentas especiais para remover e instalar o rolamento da roda. Para efectuar a substituição, não utilize martelo e ferramentas similares. Se você precisa de peças sobressalentes para o seu automóvel, você encontrará na nossa loja online tudo o que você precisa, como por exemplo: buzina, suporte do amortecedor, flange, peças eléctricas, eixo de transmissão e muito mais.

Falhas do eixo da hélice

  • Deformação e danos mecânicos no eixo;
  • Destruição do suporte de suspensão;
  • Reação da montagem transversal;
  • Folga excessiva da junta homocinética do eixo da hélice;
  • Cunha do propulsor da junta homocinética;
  • Desgaste ou danos das juntas de divisão;
  • Rolamentos do eixo da hélice com desgaste ou danificados.

Sintomas de falhas do eixo da hélice

  • Fugas de óleo;
  • Batidas e ruídos no acoplamento de transmissão;
  • Vibração do veículo enquanto conduz;
  • Ruído de fundo em aceleração;
  • Mau engate de marcha.

Causas de falhas do eixo da hélice

  • Folgas de fixações do eixo da hélice;
  • Exceder a vida útil da peça;
  • Instalação incorreta do eixo;
  • Pavimento de estrada de má qualidade;
  • Condução desportiva e frequente aceleração forte do veículo;
  • Falta de ou quantidade insuficiente de lubrificante no sistema;
  • Danos nos selos;
  • Sujidade e corpos estranhos no sistema;
  • Desequilíbrio do eixo da hélice;
  • Desencontro de embraiagens e eixo.

Diagnósticos

Independentemente, pode avaliar a condição visual do item. Se houver danos visíveis nos componentes, precisa de pedir um diagnóstico mais completo numa oficina.

O diagnóstico do eixo da hélice deve ser efetuado a cada 40.000 quilómetros. Primeiro precisa de verificar o equilíbrio da junta universal e a quantidade de lubrificante. Ao usar um óleo de transmissão convencional precisa de reabastecer a sua quantidade a cada 10 000-15 000 quilómetros usando uma seringa especial.

A vida média de um eixo da hélice é de 300.000 quilómetros. No entanto, as condições da estrada e do estilo de condução podem reduzir extremamente a capacidade de funcionamento do eixo. Sem inspeção periódica uma hélice pode falhar após 120.000 quilómetros.

Reparação e substituição do eixo da hélice

Sem ferramentas especiais, o eixo da hélice não pode ser reparado ou substituído. A avaria mais comum é o desequilíbrio do eixo. O reequilíbrio é executado em cada inspeção periódica do eixo, porque uma posição incorreta no mecanismo do eixo pode ocasionar desgaste acelerado dos mecanismos relacionados.

É importante observar a colocação, porque a posição errada do eixo da hélice pode levar à sua deformação. A posição ideal dos ângulos de engrenagem do eixo da hélice é entre 0-20 Cº.

Substitua sempre o eixo da hélice após graves danos mecânicos, ou da expiração de vida útil de funcionamento. A peça deve ser substituída somente numa estação de serviço.

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