catalog_tyre_img_alt
Por favor, aguardedotted
Carrinho
#
83-2643
O seu carrinho está vazio

Porque é que o pedal da embraiagem fica encravado?

93 Vistas

O sistema da embraiagem é responsável pela mudança de velocidades. Sendo essencial para a mobilidade do carro, uma avaria pode significar dificuldades durante o arranque e a condução do seu veículo. Quando o pedal da embraiagem prende a meio ou no fundo, é sinal de que existe um problema neste sistema. Basta continuar a ler para saber os motivos para esta avaria.

O que acontece quando a embraiagem está desgastada?

O que acontece quando a embraiagem está desgastada

Quando o sistema da embraiagem está a funcionar corretamente e o pedal da embraiagem é pressionado, o espaço entre o volante do motor e o prato de pressão é aumentado. Neste estado, a pressão entre os componentes do sistema da embraiagem é interrompida. Assim, a potência do motor deixa de ser transmitida à caixa de velocidades e a marcha pretendida pode ser engatada. Se a embraiagem estiver desgastada e o seu pedal estiver em baixo, essa potência não poderá ser transportada para a caixa de velocidades. Isto dificultará a capacidade de mudança de marchas e, consequentemente, a mobilidade do carro.

Porque é que o pedal da embraiagem prende?

O pedal da embraiagem pode ficar preso no caso de uma avaria dos componentes mecânicos ou hidráulicos. As falhas mais comuns acontecem por falta de líquido de embraiagem, danos nos cilindros mestre e escravo, ou desgaste do rolamento da embraiagem. Estas avarias fazem com que o pedal fique preso a meio ou em baixo.

Nível insuficiente de líquido de embraiagem

O perfeito funcionamento do sistema da embraiagem depende de uma boa lubrificação das suas peças. Se o líquido de embraiagem for insuficiente ou de qualidade inferior, haverá fricção entre os componentes, causando deterioração. Por este motivo, o pedal poderá não conseguir regressar à sua posição original. Neste caso, o nível do líquido de embraiagem deve ser verificado ou utilizar um líquido dos travões de qualidade superior.

Cilindro escravo com problemas

Porque é que o pedal da embraiagem prende

O cilindro escravo ou bombito de embraiagem, é essencial para o funcionamento do sistema da embraiagem. É esta peça que aciona o desacoplador e o prato de pressão para permitir a separação entre o disco da embraiagem e o motor. Uma avaria do cilindro escravo significa que a interrupção da transmissão da força do motor para a caixa de velocidades não acontece. Esta falta de pressão no sistema hidráulico faz com que o pedal da embraiagem fique em baixo ou deixe de ser possível realizar a mudança das marchas. Este problema pode ocorrer devido a fugas de óleo ou desgaste das peças.

Rolamento da embraiagem danificado

O rolamento da embraiagem é a peça que permite o movimento suave da embraiagem após ser exercida força no pedal. A dificuldade na mudança das engrenagens pode ser um sinal de danos nesta peça.

Cilindro mestre danificado

O cilindro mestre da embraiagem converte o movimento mecânico do pedal da embraiagem em pressão hidráulica. Caso este cilindro esteja danificado, a força necessária para mudar as engrenagens será insuficiente ou inexistente, podendo fazer com que o pedal afunde ou fique preso.

Vazamento de fluido hidráulico

Quando o pedal da embraiagem fica em baixo, pode ser sinal de um vazamento de fluido hidráulico. Se o nível deste fluido for insuficiente, a pressão do sistema será reduzida, o que não permite que o pedal suba. Verifique o nível no reservatório do fluido hidráulico ou se existe fluido por baixo do seu veículo.

Produtos de topo sobre o assunto: