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Falhas do amortecedor

  • A haste do pistão move-se livremente no início do curso de tração/compressão;
  • Fugas do amortecedor;
  • Falta de adequada resistência à tração/compressão.

Sintomas de falhas do amortecedor

  • Aumento da distância de travagem;
  • Mau manuseamento;
  • Sons anormais durante a condução;
  • Balanço da estrutura;
  • Reduzido conforto no habitáculo;
  • Desgaste prematuro e irregular dos pneus.

Causas de falhas do amortecedor

  • Folga das porcas do tanque ou do pistão;
  • Um nível reduzido de líquido no amortecedor;
  • Desgaste do pistão, cilindro;
  • Deformação do ricochete do disco da válvula;
  • Matérias estranhas;
  • Aumento da pressão do líquido nas falhas;
  • Obstrução ou danos às peças da válvula;
  • Contaminação do líquido do amortecedor com impurezas mecânicas.

Diagnósticos

É importante verificar a condição dos amortecedores a cada 20.000 quilómetros. A maneira mais fácil é a inspeção visual. Vestígios de ferrugem ou óleo sobre os amortecedores o primeiro sinal que deve esperar é a reparação ou a substituição do artigo. Não deixe também de inspecionar os pneus (mau sinal é o desgaste desigual). O método mais popular de diagnóstico é o balançar do veículo de frente ou de trás. Se contar mais do que um balanço após a remoção da carga, indica que os amortecedores estão defeituosos. Uma das melhores opções é solicitar um suporte de diagnóstico, onde os profissionais vão fazer as medições e anunciar o veredito.

Reparação do amortecedor

Se tiver quaisquer problemas com os amortecedores, empregados qualificados em serviços especializados podem ajudar:

  • Substituir as juntas, vedantes, hastes corrosivas ou dobradas;
  • Eliminar fugas;
  • Encher os amortecedores com nitrogénio;
  • Substituir o líquido na peça;
  • Verificar os amortecedores no suporte de duas velocidades;
  • Restaurar as barras por meio de salpicos ou polímero.

Substituir o amortecedor

Em condições normais de funcionamento, os amortecedores devem ser substituídos a cada 3-4 anos, nas condições de impacto ambiental agressivo a cada 40-50 mil quilómetros. Ambos os amortecedores devem ser substituídos no mesmo eixo para evitar derrapagens quanto estiver a conduzir. Para realizar a substituição, precisa:

  • Remover a roda;
  • Desmontar as mangueiras de travão sem as desconectar das pinças para não bombear o sistema de travão;
  • Desmantelar as montagens dos braço superiores;
  • Desapertar todos os suportes dos amortecedores na parte inferior;
  • Comprimir a mola com um extrator (é importante que não esteja torcida);
  • Substituir o amortecedor com defeito por um novo;
  • Montar cada um dos elementos na ordem inversa (certifique-se também de fazer a avaliação das molas para fissuras).

Substituição do Amortecedores - instruções, descrições e reparação

Seletor de Amortecedor para

FAQ: Questoes mais frequentes
Quais são os amortecedores que devo escolher: a gás ou a óleo?

Os amortecedores a óleo são mais suaves do que os amortecedores a gás e também são mais acessíveis. Asseguram uma viagem suave e confortável em áreas urbanas, mas não são adequados para manobrar a alta velocidade. Os componentes a gás são mais modernos e populares. O gás no interior previne o óleo de formar espuma, o que pode acontecer ao conduzir dinamicamente. Isto faz com que este tipo de componentes seja adequado tanto a uma condução calma, como desportiva.

Como sei se os amortecedores estão a funcionar adequadamente?

O estado das peças tem de ser verificado através de um banco de ensaio específico numa oficina. Contudo, há alguns sinais indiretos de que os componentes podem ter avariado:

  • Fuga visível de óleo nas peças;
  • Aumento da distância de travagem;
  • Deterioração do manuseio do carro;
  • Aumento do desgaste dos pneus;
  • Rolar da carroçaria ao travar acentuadamente;
  • Ruídos incomuns ao conduzir em estradas difíceis, especialmente se o carro estiver cheio.
Como posso instalar amortecedores novos por conta própria?

Para substituir os componentes precisará de:

  • Um equipamento de elevação de carro;
  • Uma ferramenta de compressão de mola;
  • Um conjunto de chaves de bocas;
  • Um conjunto de chaves de caixa;
  • Um martelo;
  • Uma chave de fendas;
  • Alicates;

Se precisar de substituir os amortecedores dianteiros, prepare-se para retirar o vedante do compartimento do motor. Antes de retirar as peças traseiras, retire o forro do porta-malas. Isto permite-lhe aceder aos fixadores superiores dos amortecedores. Depois de desapertá-los, eleve o carro e desaperte também os fixadores inferiores. Segure o amortecedor ao fazer isto, uma vez que pode cair e causar um ferimento. Depois de retirar o componente, inspecione os suportes e as molas. Substitua-os, caso seja necessário. Agora siga os passos em ordem inversa para voltar a instalá-los. Normalmente, o manual do proprietário do seu carro dar-lhe-á instruções detalhadas do procedimento. Lembre-se de que os amortecedores devem ser substituídos aos pares, ou seja, ambos do eixo dianteiro ou ambos do eixo traseiro. Bombeie-os manualmente 3-5 vezes antes da instalação.