Amortecedor carro traseiro e dianteiro
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Substituir uma peças auto Amortecedor - uma danificada ou se o limite de utilização já foi alcançado. Encontre informações úteis sobre Amortecedor
Falhas do amortecedor
- A haste do pistão move-se livremente no início do curso de tração/compressão;
- Fugas do amortecedor;
- Falta de adequada resistência à tração/compressão.
Sintomas de falhas do amortecedor
- Aumento da distância de travagem;
- Mau manuseamento;
- Sons anormais durante a condução;
- Balanço da estrutura;
- Reduzido conforto no habitáculo;
- Desgaste prematuro e irregular dos pneus.
Causas de falhas do amortecedor
- Folga das porcas do tanque ou do pistão;
- Um nível reduzido de líquido no amortecedor;
- Desgaste do pistão, cilindro;
- Deformação do ricochete do disco da válvula;
- Matérias estranhas;
- Aumento da pressão do líquido nas falhas;
- Obstrução ou danos às peças da válvula;
- Contaminação do líquido do amortecedor com impurezas mecânicas.
Diagnósticos
É importante verificar a condição dos amortecedores a cada 20.000 quilómetros. A maneira mais fácil é a inspeção visual. Vestígios de ferrugem ou óleo sobre os amortecedores o primeiro sinal que deve esperar é a reparação ou a substituição do artigo. Não deixe também de inspecionar os pneus (mau sinal é o desgaste desigual). O método mais popular de diagnóstico é o balançar do veículo de frente ou de trás. Se contar mais do que um balanço após a remoção da carga, indica que os amortecedores estão defeituosos. Uma das melhores opções é solicitar um suporte de diagnóstico, onde os profissionais vão fazer as medições e anunciar o veredito.
Reparação do amortecedor
Se tiver quaisquer problemas com os amortecedores, empregados qualificados em serviços especializados podem ajudar:
- Substituir as juntas, vedantes, hastes corrosivas ou dobradas;
- Eliminar fugas;
- Encher os amortecedores com nitrogénio;
- Substituir o líquido na peça;
- Verificar os amortecedores no suporte de duas velocidades;
- Restaurar as barras por meio de salpicos ou polímero.
Substituir o amortecedor
Em condições normais de funcionamento, os amortecedores devem ser substituídos a cada 3-4 anos, nas condições de impacto ambiental agressivo a cada 40-50 mil quilómetros. Ambos os amortecedores devem ser substituídos no mesmo eixo para evitar derrapagens quanto estiver a conduzir. Para realizar a substituição, precisa:
- Remover a roda;
- Desmontar as mangueiras de travão sem as desconectar das pinças para não bombear o sistema de travão;
- Desmantelar as montagens dos braço superiores;
- Desapertar todos os suportes dos amortecedores na parte inferior;
- Comprimir a mola com um extrator (é importante que não esteja torcida);
- Substituir o amortecedor com defeito por um novo;
- Montar cada um dos elementos na ordem inversa (certifique-se também de fazer a avaliação das molas para fissuras).
Substituição do Amortecedor - instruções, descrições e reparação
Seletor de Amortecedor de suspensão para
Os amortecedores a óleo são mais suaves do que os amortecedores a gás e também são mais acessíveis. Asseguram uma viagem suave e confortável em áreas urbanas, mas não são adequados para manobrar a alta velocidade. Os componentes a gás são mais modernos e populares. O gás no interior previne o óleo de formar espuma, o que pode acontecer ao conduzir dinamicamente. Isto faz com que este tipo de componentes seja adequado tanto a uma condução calma, como desportiva.
O estado das peças tem de ser verificado através de um banco de ensaio específico numa oficina. Contudo, há alguns sinais indiretos de que os componentes podem ter avariado:
- Fuga visível de óleo nas peças;
- Aumento da distância de travagem;
- Deterioração do manuseio do carro;
- Aumento do desgaste dos pneus;
- Rolar da carroçaria ao travar acentuadamente;
- Ruídos incomuns ao conduzir em estradas difíceis, especialmente se o carro estiver cheio.
Para substituir os componentes precisará de:
- Um equipamento de elevação de carro;
- Uma ferramenta de compressão de mola;
- Um conjunto de chaves de bocas;
- Um conjunto de chaves de caixa;
- Um martelo;
- Uma chave de fendas;
- Alicates;
Se precisar de substituir os amortecedores dianteiros, prepare-se para retirar o vedante do compartimento do motor. Antes de retirar as peças traseiras, retire o forro do porta-malas. Isto permite-lhe aceder aos fixadores superiores dos amortecedores. Depois de desapertá-los, eleve o carro e desaperte também os fixadores inferiores. Segure o amortecedor ao fazer isto, uma vez que pode cair e causar um ferimento. Depois de retirar o componente, inspecione os suportes e as molas. Substitua-os, caso seja necessário. Agora siga os passos em ordem inversa para voltar a instalá-los. Normalmente, o manual do proprietário do seu carro dar-lhe-á instruções detalhadas do procedimento. Lembre-se de que os amortecedores devem ser substituídos aos pares, ou seja, ambos do eixo dianteiro ou ambos do eixo traseiro. Bombeie-os manualmente 3-5 vezes antes da instalação.