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Rolamento da roda carro traseira e dianteira

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Falhas do rolamento de roda

  • destruição do anel externo;
  • sobreaquecimento ou corrosão da peça;
  • deslocamento / inclinação;
  • ajuste excessivamente apertado;
  • ocorrência de amolgadelas;
  • presença de saliências.

Sintomas de falhas do rolamento de roda

  • aumento das vibrações e choques durante o movimento;
  • desvio do veículo para um lado;
  • deslocação da carroçaria durante curvas ou travagens bruscas;
  • sons estranhos;
  • vibração no sistema de direção;
  • excessivo aquecimento do disco da roda;
  • aumento e desgaste irregular dos pneus.

Causas de falhas do rolamento da roda

  • excessiva carga mecânica;
  • aumenta ou diminui a folga no rolamento;
  • deformação dos anéis e dos elementos de fricção;
  • contaminação da peça;
  • uso de lubrificante de baixa qualidade;
  • vetores de carga irregular;
  • condições de funcionamento.

Diagnósticos

Fazendo o diagnóstico dos cubos de roda é recomendado em cada a troca da pastilha de travão, independentemente da quilometragem do carro. Existem várias opções para verificar a peça. A uma velocidade de 10 a 15 quilómetros por hora faça uma curva acentuada para a esquerda. Se a esta manobra o som estranho desaparece, o problema é o rolamento do cubo da roda esquerda. E, por conseguinte, vice-versa. Para um diagnóstico mais preciso, precisa de um elevador ou um macaco. O carro deve ser instalado, precisa ligar o motor e acelerar o carro em quarta marcha a uma velocidade de 80 km por hora. Em seguida, aperte a embraiagem, desligue a transmissão e escute para determinar qual das rodas é a fonte de sons estranhos. Um método mais eficaz de diagnóstico é apertar a roda do carro instalado primeiro verticalmente e depois horizontalmente. Encontrando ainda diferenças mínimas, saberá que o problema está no rolamento ou no sistema de direção. O próximo passo é solicitar a um assistente para pressionar o pedal de travão ao máximo e ao mesmo tempo balançar a roda verticalmente. Se a diferença desaparece, precisa de substituir o rolamento.

Reparação e substituição do rolamento de roda

A reparação dos rolamentos é realizado muito raramente. A solução ideal é uma substituição. É realizado todos os 130 000-190 000 km. Na operação de substituição, é importante:

  • ajustar a diferença na instalação de um rolamento de rolos cónicos;
  • não utilize objetos afiados que podem danificar a estrutura;
  • ajuste do eixo, trabalhar com o pino de tração sobre o anel interno;
  • pressionar o rolamento no buraco, transmitir a força através da pino de tração para o anel exterior.

Substituição do Rolamento da roda - instruções, descrições e reparação

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FAQ: Questoes mais frequentes
Quando devem ser verificados e substituídos os rolamentos do cubo de roda?

Estas peças podem ter uma vida útil de até 200 000 km de quilometragem, quando são adequadamente instaladas e efetuada a manutenção. Este valor pode ser significativamente reduzido devido a:

  • Diferenças nas cargas: os rolamentos do eixo dianteiro costumam ser sujeitos a cargas mais pesadas, desgastando-se mais rapidamente do que os traseiros.
  • Dimensões incorretas de pneus, jantes, amortecedores ou molas de suspensão.
  • Estilo de condução agressivo.
  • Estradas de baixa qualidade.
  • Lubrificante de baixa qualidade ou desadequado.
  • Elementos vedantes partidos, que permitem a entrada de água e sujidade.

Inspecione estas peças a cada 20 000 a 30 000 km. Substitua-as imediatamente, caso sejam detetadas quaisquer anomalias.

Como verifico se existe algum problema nos meus rolamentos do cubo de roda?

Sinais de desgaste:

  • Sons incomuns vindos das rodas ao conduzir numa superfície acidentada, ao acelerar ou ao manobrar.
  • Folga excessiva de direção.
  • Vibração do volante ao conduzir a alta velocidade ou em curva.

Os componentes do eixo dianteiro e do eixo traseiro são verificados de forma diferente. Para testar o eixo dianteiro precisará de uma parte segura na estrada para acelerar e para manobrar, preferencialmente sem outros condutores rodoviários e obstáculos. Acelere o carro até 40-60 km/h e vire cuidadosamente para a esquerda e para a direita. Um ruído vindo da área do cubo de roda indicará ,que o rolamento do cubo correspondente está avariado.

Para testar o eixo traseiro, eleve a traseira do carro. Depois, abane cada roda verticalmente e horizontalmente e rode-as. A folga excessiva e ruídos de fissuração no cubo são causados por um rolamento avariado. Podem ser efetuadas verificações mais detalhadas por profissionais numa oficina.

Posso substituir os rolamentos de cubo de roda por conta própria?

Aconselha-se a substituição destes componentes por profissionais, uma vez que a vida útil destas peças depende diretamente da sua instalação correta. O mesmo requer capacidades profissionais e equipamento especializado. Além do facto de que os componentes são bastante frágeis, sendo que qualquer manuseio descuidado ou entrada de sujidade ou areia poderá danificá-los.